Questão do ENADE relacionada a Métodos Ágeis

Adolfo Neto
2 min readMar 28, 2018

--

Leiam a questão abaixo. É do ENADE 2017 para o curso de Engenharia de Computação

Algumas considerações:

  • O primeiro parágrafo está bom.
  • Na asserção I, achei estranho o foco no conceito de timeboxing. Não me parece algo tão importante que mereça uma questão.
  • Ainda na asserção I, acredito que timeboxing consiste na fixação de prazos não para a execução do projeto como um todo, mas sim para a execução de tarefas/atividades/eventos do projeto. Por exemplo, em Scrum a Reunião Diária é fixada em 15 minutos. Isto é um exemplo de timeboxing. Outro exemplo no Scrum é a fixação da duração da Sprint (por exemplo, pode ser de duas semanas). O Guia do Scrum traz outros exemplos de eventos com duração fixa.
  • Na asserção I, não ficou muito claro para mim o que o criador da questão entende por “ciclo de desenvolvimento”. Seria a Sprint um ciclo de desenvolvimento? Eu a princípio achei que sim. Mas outros podem entender que o ciclo é o processo e a parte final da asserção 2 reforça esta hipótese.
  • Na asserção II, o que o criador da questão quis dizer com “os requisitos menos importantes podem ser tratados nas etapas finais do ciclo de desenvolvimento do projeto”? Um dos princípios do Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software é “maximizar a quantidade de
    trabalho não realizado”. Sendo assim, devemos entender no “podem” a possibilidade até mesmo de que os requisitos menos importantes não sejam implementados? Acredito que sim.

Quando meu colega João Fabro me apresentou esta questão, eu fiquei dividido entre duas alternativas e disse que escolheria uma delas. A resposta correta do gabarito era a outra.

Será que esta questão está clara para outras pessoas, mas não para mim?

--

--

Adolfo Neto

Associate Professor at UTFPR. Interested in programming (Elixir), logic and Deep Work.