Questão do ENADE relacionada a Métodos Ágeis

  • O primeiro parágrafo está bom.
  • Na asserção I, achei estranho o foco no conceito de timeboxing. Não me parece algo tão importante que mereça uma questão.
  • Ainda na asserção I, acredito que timeboxing consiste na fixação de prazos não para a execução do projeto como um todo, mas sim para a execução de tarefas/atividades/eventos do projeto. Por exemplo, em Scrum a Reunião Diária é fixada em 15 minutos. Isto é um exemplo de timeboxing. Outro exemplo no Scrum é a fixação da duração da Sprint (por exemplo, pode ser de duas semanas). O Guia do Scrum traz outros exemplos de eventos com duração fixa.
  • Na asserção I, não ficou muito claro para mim o que o criador da questão entende por “ciclo de desenvolvimento”. Seria a Sprint um ciclo de desenvolvimento? Eu a princípio achei que sim. Mas outros podem entender que o ciclo é o processo e a parte final da asserção 2 reforça esta hipótese.
  • Na asserção II, o que o criador da questão quis dizer com “os requisitos menos importantes podem ser tratados nas etapas finais do ciclo de desenvolvimento do projeto”? Um dos princípios do Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software é “maximizar a quantidade de
    trabalho não realizado”. Sendo assim, devemos entender no “podem” a possibilidade até mesmo de que os requisitos menos importantes não sejam implementados? Acredito que sim.

--

--

Associate Professor at UTFPR. Interested in programming (Elixir), logic and Deep Work.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Adolfo Neto

Adolfo Neto

Associate Professor at UTFPR. Interested in programming (Elixir), logic and Deep Work.