Elixir: Do zero à concorrência, de Tiago Davi
Comprei no final do ano passado o livro Elixir: Do zero à concorrência, de Tiago Davi, Editora Casa do Código.
É um livro bem curto (121 páginas) e que vai direto ao ponto em Elixir. Isto é, não apresenta grandes justificativas para o uso de Elixir ou de Programação Funcional (umas 5 páginas).
O público-alvo é quem já sabe programar em alguma linguagem (não necessariamente funcional):
“Se você é recém-chegado no universo da programação, creio que este livro não lhe cairá muito bem devido aos diversos aspectos técnicos que são comparados e explicados aqui.”
Uma boa característica do livro (e de quase todo bom livro de programação) é ter exemplos e exercícios ao longo do livro.
Gostei bastante da seção 2.3 — Introdução a Tipos. Aprendi coisas que não tinha aprendido ao ler o livro de Dave Thomas. Gostei bastante também de ver um capítulo exclusivamente dedicado a testes de unidade (Capítulo 8 — ExUnit).
Você pode ver o Sumário do livro no site. O que está faltando? Questões mais avançadas de concorrência, que são apenas vistas rapidamente nos últimos capítulos. O próprio autor conclui o livro com:
“Agora que você aprendeu sobre os fundamentos de Elixir, você já tem base suficiente para seguir os estudos em OTP, GenServer, Supervisor, Protocolos, Metaprogramação e outros, pois eles utilizarão os conceitos aqui demonstrados.”
Enfim, o melhor livro em português sobre Elixir (pois até onde sei é o único) e uma boa introdução ao Elixir.