Dicas de Paulo Coelho para escritores no podcast de Tim Ferriss

Adolfo Neto
2 min readMar 25, 2018

Tim Ferriss mandou uma série de perguntas a Paulo Coelho e este respondeu de sua casa em Genebra. Não foi um diálogo, foi apenas Paulo respondendo as perguntas de Tim. Abaixo um resumo das respostas que achei mais relevantes.

O escritor não deve tentar ser muito original no storytelling (na forma de contar estórias) em livros. O que funciona nesta área, funciona há milhares de anos. Ele deve tentar inovar em outros meios: Twitter, Facebook, posts no site.

Existem apenas quatro tipos de estória:

  • Estória de amor entre duas pessoas
  • Estória de amor entre três pessoas
  • Luta por poder
  • Jornada

Paulo usa Word como única ferramenta importante. Não usa nenhuma ferramenta sofisticada para escrever seus livros.

Paulo limita suas interações profissionais a três pessoas. De resto, está em redes sociais comunicando-se com leitores.

Caminha. É uma forma de meditação para ele.

Não acha que trabalha. Para ele, escrever é uma diversão.

Não liga para os críticos. Escritores não devem ligar para os críticos, muito menos responder a eles.

Escritores devem ter autoconfiança. Um de seus primeiros livros, “O Alquimista”, foi publicado por uma editora mas não fez sucesso. A editora devolveu a ele os direitos do livro. Só depois da publicação e sucesso de Brida, a editora de Brida resolveu publicar “O Alquimista” e aí tornou-se um sucesso mundial. Ele diz isso porque vê muitos escritores jovens, ao falar sobre o primeiro livro, desmerecendo seu primeiro trabalho e dizendo “esperem para ver meu próximo livro”. Promova seu livro atual.

Procrastina por aproximadamente 3 horas todos os dias em que escreve. Aí promete a si mesmo escrever por 30 minutos. E fica 10 horas escrevendo. Quando termina de escrever por 10 horas, a cabeça está cheia de pensamentos. Toma notas para tirar pensamentos sobre o livro da cabeça. Mas nunca olha essas notas no dia seguinte. É mais para tirar da cabeça mesmo. Apenas as coisas importantes ficam. Não precisa olhar para as notas.

--

--

Adolfo Neto

Associate Professor at UTFPR. Interested in programming (Elixir), logic and Deep Work.