Deep Work

Adolfo Neto
2 min readOct 28, 2017

--

Um dos melhores livros que li este ano foi Deep Work, de Cal Newport.

Tanto que li em versão digital e depois comprei em papel (paperback). Um dos meus objetivos é ministrar um curso sobre o tema.

Cal Newport define Deep Work da seguinte forma (minha tradução):

“Atividades profissionais executadas num estado de concentração, livre de distrações, que levam suas capacidades cognitivas ao seu limite. Estes esforços criam valor novo, aumentam suas habilidades, e são difíceis de reproduzir.”

No livro, Cal também aponta pessoas famosas da história que faziam/fazem Deep Work: Carl Jung, J.K. Rowling, Bill Gates. Apesar de eu concordar com quase tudo que há no livro, não tem sido fácil implementar todas as ideias que estão no livro. Depois comentarei mais um pouco.

Segundo Cal, Deep Work (que pode ser traduzido como “trabalho concentrado”) é cada vez mais valioso e mais raro em nossa sociedade. E no livro ele apresenta técnicas para que você consiga ter mais horas de Deep Work na sua vida.

A ideia de Deep Work está em oposição ao que ele chama de Shallow Work (Trabalho Raso). Trabalho raso também é útil, muitas vezes indispensável, mas geralmente tem menos valor. Um exemplo: ler e-mails.

Voltando à implementação, tenho dificuldade em escrever os planos diários que Cal usa e sugere. Mas consegui separar tempo na minha semana para ir à biblioteca e dedicar-me exclusivamente a trabalho que ele considera Deep Work.

Outra dificuldade tem sido com o uso de redes sociais. Acho que já consegui reduzir meu uso, mas ainda uso demais. Gosto muito de Twitter. Desinstalei o aplicativo do Twitter do meu celular. Desinstalei Instagram e Facebook. Mas é preciso perseverar e não desistir. Eu não desisti. Não quero largar as redes sociais. Apenas ter mais controle.

Tem interesse em cursos (onlines ou presenciais) sobre Deep Work? Prencha nome e email neste formulário que te aviso quando eu tiver novidades sobre o tema.

Outros textos em português sobre Deep Work:

PS: Cal não diz que inventou o conceito. Apenas descreveu. Então faz todo sentido o que o Jaguaraci escreveu aqui:

--

--

Adolfo Neto

Associate Professor at UTFPR. Interested in programming (Elixir), logic and Deep Work.