Artefatos da Comunidade de Elixir: Podcasts e Boletins de Notícias

A comunidade de Elixir produz vários “artefatos”. Artefato é o nome genérico que dou para itens físicos ou digitais produzidos pela comunidade. É uma definição preliminar. Aceito sugestões.

Neste post tratarei de apenas dois tipos: podcasts e boletins de notícias (newsletters)

Podcasts

Os dois únicos podcasts que conheço exclusivamente (ou ao menos principalmente) dedicados a Elixir são:

Mais podcasts (e neste link eles incluem também os screencasts) podem ser encontrados na página do projeto Elixir no GitHub: https://github.com/elixir-lang/elixir/wiki/Podcasts-and-Screencasts.

Não vejo muito sentido em misturar podcasts com screencasts. Para mim são artefatos bem distintos. Adoro podcasts e screencasts mas para mim é bem mais fácil escutar podcasts do que assistir a screencasts.

Para quem estiver interessado, um excelente artigo científico sobre screencasts foi publicado ano passado.

Nos podcasts acima podemos encontrar entrevistas com José Valim (criador do Elixir), Joe Armstrong (um dos criadores do Erlang), Anna Neyzberg (fundadora do Elixir Bridge), Saša Jurić (autor de livro sobre Elixir), Dave Thomas (autor de livro sobre Elixir), entre outros.

Outro aspecto interessante: Desmond Bowe, um dos hosts do Elixir Talk é criador das conferẽncias EMPEX (que começaram em Nova Iorque mas agora em fevereiro teve edição em Los Angeles). Ele também escreveu um post em seu blog sobre comunidades, respondendo a uma questão minha.

Johnny Winn, cohost do Elixir Fountain, organiza a conferência ElixirDaze. O outro cohost do Elixir Fountain, Sean Callan, é criador da Elixir School, um site com lições de Elixir já traduzido para o português.

Enfim, criadores de um artefato podem se envolver com a criação de outros artefatos e/ou com a organização de eventos.

Boletins de Notícias (Newsletters)

Os dois boletins de notícia que conheço são:

Fico curioso em saber quão utilizados são estes boletins. As pessoas ainda lêem emails? Ou preferem se atualizar por redes sociais e sites como Slack? Pela quantidade de edições, suponho que muitos são como eu e ainda lêem emails.

Artefatos de que não falei aqui

--

--

Associate Professor at UTFPR. Interested in programming (Elixir), logic and Deep Work.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Adolfo Neto

Associate Professor at UTFPR. Interested in programming (Elixir), logic and Deep Work.